Herói

superman-flyingQuem é/foi o verdadeiro herói da humanidade? Cada pessoa poderá ter uma resposta diferente para essa pergunta. Os religiosos dirão que foi seu Messias, e nisso já teremos diversas respostas diferentes, uma de acordo com cada religião. Por outro lado um garotinho poderá dizer que seu herói é o Superman, ou Goku, ou então qualquer outro super-herói de sua preferência.

Agora, quem deles está certo? Todos. Pois na verdade herói é nada mais nada menos do que um conceito da humanidade para ser seguido ou pelo menos que suas palavras sejam seguidas, é por isso que não tem como existir heróis ruins, seu conceito por si só não permite.

hercules

Temos inúmeros exemplos disso, fictícios e/ou religiosos, Jesus é o herói dos cristãos, Hércules era um herói grego, e Superman é um herói dos quadrinhos. Então para sabermos o que é um herói basta ver o que há em comum nesses exemplos.

Dos três citados anteriormente, e ainda poderia citar muitos outros, vemos que todos são humanos e ao mesmo tempo divinos. Cristo era Deus e ao mesmo tempo seu filho, Hércules era filho de Zeus e a mortal Alcmena, e o Superman, apesar de não ser filho de um deus, ele veio do espaço, ou seja, dos céus, e isso o fez ser super-poderoso, mas ao mesmo tempo foi criado como um humilde humano. Além é claro do fato de todos serem bons para a humanidade a ponto de fazerem sacrifícios pela nossa salvação.

Inclusive grande parte dos heróis gregos era como Hércules, filhos de deuses com mortais, e assim eram chamados de semi-deuses.

matrix_neoAs mídias atuais, como cinema, quadrinhos e etc, são recheados de protagonistas heróicos, como Goku, do desenho Dragon Ball, com uma história muito semelhante ao do Superman, e Neo, da trilogia Matrix, um aparente ser humano comum, mas que acabou se mostrando ser o Escolhido, e mais pra frente até mesmo um “filho” da Matrix.

goku-kid017

Outra semelhança entre os heróis é o fato de não terem ligações diretas com seus pais, isso é o que faz com que percorram suas jornadas de forma independente, mesmo Hércules e Cristo que tinham seus pais literalmente divinos, os mesmos por serem deuses estavam no céu e quando agiam era apenas como mentores e não como pais protetores.

hercules(1)

Entenda que isso é um simbolismo, não importando se tal personagem existe ou não de fato, independente da crença de uma pessoa tal tipo de personagem representa o herói.

Isso, claro, foi uma visão bem rápida e inicial do conceito de um herói, leiam a obra “O Herói de Mil Faces” de Joseph Campbell, onde ele mostra a famosa “Jornada do Herói” mostrando as diversas características de um herói.


Agradecimentos pelos comentarios de DOM-X (http://insert-subject.blogspot.com/)

Anúncios
Marcado com: , , , , , , , , , , , , , ,
Publicado em Sem categoria
3 comentários em “Herói
  1. DOM-X disse:

    Caralho velho , sou foda dmais , meu simples comentario acabou virando uma matéria hauhauhauhauh

    Obrigado pelos agradecimentos ^^

  2. O piloto está ótimo, mostra que veio mas um podcast de peso.

    Se ainda não gravaram o da Cultura Celta, eu adoraria ajudar de alguma maneira.

    Vlw.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: