Teoria das Origens das Lendas

1240930939

Existem inumeras lendas e mitos no mundo todo, com suas semelhanças e diferenças.

Mas de onde elas vieram? Houve alguma inspiração para a existencia delas? Qual?

Ao longo do tempo muitos filosofos tem tentado entender a origem das lendas e há quatro teorias que tenta dar uma resposta.

Hércules
Hércules

Sansão

Sansão

Teoria Bíblica: De acordo com esta teoria, todas as lendas mitológicas têm sua origem nas narrativas das Escrituras, embora os fatos tenham sido distorcidos e alterados; porém a verdade é que cada povo ou geração tem a sua lenda. Assim, Deucalião é apenas um outro nome de Noé, Hercules de Sansão, Áriom de Jonas, etc.

imagem 1

Sir Walter, em sua História do Mundo, diz: Jubal Tubal e Tubal Caim são Mercúrio, Vulcano e Apolo, inventores do Pastoreio, da Fundição e da Musica. O Dragão que guarda os pomos de ouro, era a serpente que enganou Eva. A torre de Nemrod foi a tentativa dos gigantes contra o Céu. Há sem dúvida, muitas coincidências curiosas como estas, mas a teoria não pode ser exagerada até o ponto de explicar a maior parte das lendas, sem cair no contra-senso. Apesar de tudo, se analisarmos tal teoria podemos ver que ela se mostra não necessariamente contraditória, mas sim reversa, pois muitos dos mitos são anteriores à Biblia, sendo assim seriam as Escrituras que teriam sua origem em mitos mais antigos.

cadmo

Teoria Histórica: Por essa teoria, todas as personagens mencionadas na mitologia foram seres humanos reais e as lendas e tradições fabulosas à elas relativas são apenas acréscimos e embelezamento, surgido em épocas posteriores. Assim a história de Éolo, deus dos ventos, teria surgido do fato de Éolo ser o governante de alguma ilha do Mar Tirreno, onde reinou com justiça e piedade e ensinou aos nativos o uso da navegação à vela e como predizer, pelos sinais atmosféricos, as mudanças do tempo e dos ventos. Cadmo, que segundo a lenda, semeou a terra com dentes de dragão, dos quais nasceu uma safra de homens armados, foi na realidade um emigrante vindo da Fenícia, que levou à Grécia o conhecimento das letras do alfabeto, ensinando-o aos naturais daquele país. Desses conhecimentos rudimentares nasceu a civilização da qual os poetas se mostraram sempre inclinados a apresentar como a decadência do estado primitivo do homem, a Idade do Ouro em que imperavam a inocência e a simplicidade.

goya_cronos

Teoria Alegórica: Segundo essa teoria, todos os mitos da antiguidade eram alegóricos e simbólicos, contendo alguma verdade moral, filosófica, ou algum fato histórico, sob a forma de alegoria, passaram a ser entendidos literalmente. Assim Saturno que devora os próprios filhos, é a mesma Divindade que os gregos chamavam de Cronos, que pode-se dizer, na verdade destrói tudo que ele próprio cria.

Deusa Lua dos Gregos

Teoria Física: Para esta teoria, os elementos ar, fogo e água, originalmente objeto de adoração religiosa, sendo as principais divindades personificadas nas forças da natureza. Foi fácil a transição da personificação dos elementos para a idéia de seres sobrenaturais, dirigindo e governando os diferentes objetos da natureza. Os gregos acreditavam que toda a natureza era povoada por seres invisíveis, e que todos os objetos, desde o Sol e o Mar até a menor fonte ou riacho, estavam entregues aos cuidados de alguma divindade e atributos particulares.

cas-x

Essas quatro teorias possuem fundamentos, e elas não se excluem, na verdade se completam, pois onde uma não pode explicar a outra pode. Na teoria bíblica vemos idéia de lendas e personagens que “viajam” de uma mitologia para outra. Enquanto que na teoria histórica temos a adoração sobre nossos antepassados visto como heróis e por sua vez divinizados. Na teoria Alegórica percebemos a psique humana que mostra o coletivo de nossos sonhos e medos transformados em mitos. E por fim a teoria física nada mais é do que a divinização da natureza, muito comum em sociedades animistas e primitivas.

Texto Adaptado de Autor Anonimo

Anúncios
Marcado com: , , , , , , , , , , , , , , , , ,
Publicado em Sem categoria
2 comentários em “Teoria das Origens das Lendas
  1. DOM-X disse:

    Muito bom o seu texto Mito , isso me faz lembrar da minha teoria, que diz que Hercule, Jesus, Clark Kent e Goku são o mesmo personagem, veja só : Homem com origem no céu(ser filho de um deus é ter origem no céu, até mesmo ter vindo de outro planeta)cai no mundo dos homens(ou simplesmente Terra), durante seu crescimento percebe que não é como os outros ao seu redor, começa a se preparar para uma jornada, vira o salvador do mundo, Morre salvando o mundo.

    E isso ai , espero q alguem curta a minha teoria 😛

    Abraços Mito.

  2. DOM-X disse:

    Putz , eskeci d colocar o Thor tambem 😛

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: